Parabéns aos alunos pela participação!
O exercício proposto foi assitir o vídeo "Fico assim se você" da Adriana Calcanhoto e produzir um texto que poderia ser uma redação, reflexão, música ou uma poesia.
Texto de Vera Lúcia de Oliveira Mendonça
Fico assim sem você
Quando amamos uma pessoa, precisamos dela para nos completar. E quando perdemos essa pessoa querida fica um sentimento que não tem fim, um vazio, um desejo de querer ficar com ela a todo instante.
Sem a pessoa amada tudo fica sem graça, parece estar faltando alguma coisa e, vem a solidão. E o desejo continua, querendo carinho e amor, um amor sofrido, com vontade de amar e ser amado.Porque que tem de ser assim?
Enfim, é o amor que se sente por uma pessoa e mostra na música como seria sua vida sem ela.
Texto de Glauce Vidal da Silva
Além de ser uma linda letra, essa música faz a gente pensar, refletir e às vezes até mudar as nossas atitudes em relação às pessoas que estão ao nosso redor, até mesmo na forma que vivemos, nem que seja por alguns instantes.
Como é bom ouvi-la, que prazer nos proporciona, contagia, emociona e porque não dizer que até alguns momentos parece que foi escrita para nós.
E o mais engraçado é que há várias formas de interpretação, pode ser para um grande amor, para nossos pais, nossos amigos, para nossos filhos e até quem diz que foi para um animal de estimação, por que não?
Posso afirmar que o autor desta letra, estava em um dia inspirado e foi muito feliz em sua conclusão.
Mas nem tudo são flores, tem pessoas que não acham nada disso, ao contrário, acha a música melosa, sem fundamento, uma bobagem.
Acredito que quem pensa assim é porque ainda não viveu um grande amor, qualquer tipo de amor, desses que nos deixa sem atitude, embasbacada, querendo gritar aos quatro cantos “como é bom amar!”.
Texto de Jonas Santos
A troca equivalente
A música obedece a uma lei, a lei da troca equivalente. Quando falta alguma coisa, a outra também deixa de existir. Que para ter algo, tem que oferecer outra de igual valor.
Observando o vídeo, percebe-se que a personagem vasculha o fundo do mar, vigia os céus, percorre trilhas no deserto, se aprofunda na imensidão do espaço, a procura de algo que possa significar sua existência.
A premissa que se chega é de um amor que se encontra muito distante, que nem mesmo rodeando o mundo ou buscando o fim do universo, é impossível encontrar.
0 comentários:
Postar um comentário