Não existe uma fórmula ideal para encontrar uma oportunidade de trabalho, mas existem ações e comportamentos que ajudam e muito.
Roupas, gestos corporais, jeito de falar, tudo isso chega a ser avaliado por um profissional de RH, mas há outros fatores que podem diminuir muito a possibilidade de se concretizar um emprego.
Abaixo, 5 ações e comportamentos que podem atrapalhar seu futuro profissional:
Falta de foco
Muitas pessoas enviam seus currículos para áreas diferentes, porém com o mesmo conteúdo. É muito importante definir quais são as posições de acordo com seus conhecimentos/experiência e criar diferentes currículos para cada área.
Monitoramento excessivo do retorno da entrevista
Contatos excessivos para saber o resultado da seleção podem atrapalhar sua contratação. O selecionador pode interpretar o alto interesse como ansiedade e desespero.
Subestimar entrevistas por telefone
Muitas empresas incluem em seu processo uma pré-entrevista por telefone, principalmente para testar boa comunicação, dicção e vocabulário. Portanto, é de suma importância atender bem e com dedicação. Se não puder falar naquele momento, solicite o retorno em um melhor horário.
Mentir no currículo
Informe somente sua habilidades e conhecimentos, seja o mais transparente possível. Você pode ser convidado a fazer testes e ser pego na mentira.
Falta de educação e trato no momento da entrevista
Um bom linguajar, formalidade e educação devem ser usadas no momento da entrevista. É possível ter empatia sem transmitir uma simpatia forçada.